Biografia

A soprano brasileira-holandesa Helena Koonings iniciou seus estudos de canto em 2012 como aluna da consagrada soprano holandesa Charlotte Margiono. Em 2013, ela continuou, oficialmente, sua educação musical no Conservatório de Utrecht.

Em 2015, Helena foi convidada para estudar no Conservatório de San Pietro a Majella di Napoli, onde teve a oportunidade de trabalhar intensamente no repertório da ópera italiana com a professora de canto Anna Vandi Gaggiotti e com o coach Antonio Maione. Ela também recebeu ensinamentos em oratório italiano e música de câmara do período do bel canto. Após seu retorno de Nápoles, Helena graduou-se com distinção no Conservatório de Utrecht em maio de 2017.

Em setembro de 2017, Helena foi aceita na Academia Nacional de Ópera da Holanda ( também conhecida como DNOA, Dutch National Opera Academy) um  prestigiado mestrado de ópera para jovens  talentosos. As aulas eram dadas com um intercâmbio entre  o Conservatório de Amsterdã e o Conservatório Real de Haia. Em seu segundo ano nessa Academia, Helena começou a ter aulas com o professor de canto americano Don Marrazzo.

No DNOA (Dutch National Opera Academy), ela apresentou-se em várias óperas  como Female Chorus em The Rape of Lucretia de Benjamin Britten, Micaëla em Carmen de  Bizet, Fiordiligi em Così Fan Tutte de Mozart, e Tigrane em Radamisto de Händel.

Helena também participou do Concurso Internacional de Vocalistas em ‘s-Hertogenbosch, Holanda, em 2018. Aqui, ela foi condecorada com o Estipendio Bayreuth pela  Sociedade Wagner, por sua atuação nesta categoria. No verão de 2019, ela passará uma semana de estudos no Bayreuther Festspiele com outros promissores artistas que cantam Wagner.

Em junho e julho de 2019, Helena cantará seu último papel na Academia Nacional de Ópera da Holanda, como The Bird (O Pássaro) em Blond Eckbert, de Judith Weir.